jump to navigation

Ibama doa mudas para Base Aérea de Natal 02/05/2011

Posted by Fiscal Municipal in Ibama, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Extraído do Site do Ibama.

Natal (29/04/2011) – O Ibama e a ONG Navima (Natureza Viva Mangue) plantaram na tarde de ontem (28/04), cerca de 150 mudas de árvores da Mata Atlântica em área da Base Aérea de Natal. A ação faz parte de um projeto desenvolvido entre o órgão ambiental, a ONG e a Aeronáutica. Iniciado em 2008, o projeto prevê o adensamento com espécies nativas de áreas anteriormente cobertas por matas.

“Estamos fazendo um enriquecimento natural, mas com espaçamento maior, de 10 metros entre cada árvore, para preservar o paisagismo local”, explica a bióloga Rose Dantas, da Navima. Entre as espécies plantadas, estão jatobás, cedros, sapucaias e cajaranas, além de diversos exemplares de pau-brasil. A bióloga está satisfeita com o sucesso do projeto: das mil mudas já plantadas, 90% sobreviveram. “Já temos pequenas árvores com 1,5 metro de altura”, comemora. A intenção é chegar a 5 mil novas árvores dentro de 2 anos.

Para o superintendente do Ibama no RN, Alvamar Costa de Queiroz, a experiência é altamente positiva. “Estamos promovendo de imediato um grande serviço ambiental e criando um banco de sementes para o futuro”, explica. Ele ressalta ainda que o simples serviço de plantar mudas pode ajudar a promover a educação ambiental entre os soldados e praças envolvidos no processo e toda a sociedade no entorno.

A opinião do superintendente é compartilhada pelo comandante da base, coronel Dias Gomes. “Recebemos semanalmente crianças em idade escolar que auxiliam no plantio e na manutenção das mudas”, conta. Gomes destaca também que o projeto vem ajudando a construir uma “mentalidade de preservação” dentro de sua unidade, o que considera importante para um órgão do serviço público federal.

Airton De Grande
Ascom/Ibama/RN

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: