jump to navigation

Igapó // Lagoa de tratamento transborda 04/05/2011

Posted by Fiscal Municipal in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Extraído do Diário de Natal.

Há cinco meses sem limpeza ou qualquer manutenção, a lagoa de tratamento de esgoto doméstico de Igapó, localizada nas imediações da comunidade Beira Rio, na Zona Norte de Natal, transbordou e atingiu o quintal de algumas casas. O reservatório fica muito próximo a uma área de viveiros de camarão e existe a possibilidade da criação ter sido contaminada pelo esgoto. Os moradores reclamam da falta de cuidado do poder público com o local. Já a Companhia de Água e Esgotos (Caern) promete resolver o problema.


Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press

Paulo Oséas da Silva, 64 anos, mora há 22 anos na área que hoje abriga alguns viveiros às margens do rio Potengi. A comunidade mais próxima é conhecida como Beira Rio. Na mesma situação que ele, moradores de seis casas. As residências ficam entre as piscinas de camarão e a lagoa de tratamento de esgoto doméstico.

Lixo

Segundo Paulo, há mais de cinco meses não é feita a limpeza da lagoa e, devido ao acúmulo de lixo e às chuvas, o esgoto terminou transbordando e atingindo sua casa e as dos vizinhos. “Com essachuva de hoje (ontem), não tinha como nadar aqui de tanta lama. A fossa da casa da minha filha entupiu e está a maior sujeira”, apontava ele para o quintal com água suja. De acordo Paulo, a lagoa foi construída há 12 anos na área onde ele criava peixe e camarão. Na época houve promessa de retirar os moradores da área e pagar uma indenização, mas isso nunca aconteceu. “Colocaram essa cerca e não quiseram nem saber”, reclamou.


A lagoa tem três divisões e ocupa uma área grande no local. O muro de parte dela apresenta uma ruptura e o vazamento vai para um antigo viveiro que foi desativado pelo Ministério Público. Porém, quando a água transborda para o outro lado, na lateral onde ficam as casas, também atinge um viveiro, mas esse está em funcionamento.

Através da assessoria de imprensa, a Caern admitiu que o contrato que garantia a limpeza da lagoa foi cancelado no final de 2010 por falta de recursos. Entretanto, os planos do órgão é garantir uma limpeza emergencial nos próximos dias e fazer uma licitação para oretorno da manutenção. A Caern pede aos moradores que evitem jogar lixo nas tubulações de pia e vasos sanitários e diretamente na lagoa. O acúmulo de lixo difulculta a limpeza no local e ainda provoca transbordamentos.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) fará uma fiscalização na área para saber se existe contaminação nos viveiros e no Rio Potengi.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: