Soda cáustica // Idema diz que não há riscos de contaminação 20/05/2011
Posted by Fiscal Municipal in Meio Ambiente Urbano.trackback
Fonte: Diário de Natal.
Os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) realizaram ontem análises no local onde houve derramamento da soda cáustica, ocasionado na última quarta-feira após tombamento de uma carreta na BR-101 próximo ao município de Monte Alegre, e confirmaram que não houve contaminação da Lagoa dos Cavalos e que não há riscos ao rio Pium.
De acordo com a coordenadora de Fiscalização do Idema, Graça Azevedo, grande quantidade de soda cáustica caiu em um reservatório construído ilegalmente por um comerciante, o que acabou diminuindo o impacto ambiental. “Este lago absorveu a soda cáustica, que não atravessou o trecho para atingir a lagoa dos Cavalos e evitou maiores desastres. A população pode ficar tranquila que não há riscos de contaminação da água, nem da flora ou fauna”, disse a coordenadora do Idema.
O Idema, juntamente com o Ibama e a empresa responsável pelo acidente estão realizando medidas preventivas no reservatório atingido. A área, que fica em propriedade particular, será liberada em até dois dias. “Fizemos análise da água e os índices de pH, que determina a acidez da água deste lago tinha chegado a 6.9, quando o normal é 5.5”, afirmou Graça Azevedo. Os técnicos utilizaram ácido acético (vinagre) a conta-gotas para neutralizar o pH e até o final da tarde de ontem o índice tinha diminuído para 6.2.
A empresa responsável pela carreta que ocasionou o acidente, a Rodoquim Transportes, está licenciada pelo Idema para fazer o transporte de carga perigosa.
Interessante. A empresa de transportes estava licenciada pelo Idema para promover a circulação de carga perigosa. E como não tomou as devidas providências, imediatas, para evitar o carreamento do material ao sistema de drenagem da BR 101? Se não fosse a conduta, ilegal (onde está a fiscalização?), de um morador o que seria do já contaminado rio Pium? E o material que foi absorvido pelo solo? Como está a contaminação da água subterrânea?
Isto não é nada,pior é seres humanos convivendo e respirando bacterias de fezes humanas,é o caso do povo de guamaré no bairro vila maria onde existe uma bacia de coco, melhor é o esgoto sanitário da cidade onde e despejado diariamente as fezes das fossas residencias das casas e predios do centro.O idema nada faz,o poder publico esta dormindo,que tal acorda Brasilia? Visitei a cidade de guamaré e fotografei a bacia da pena ver aquele povo a mercê do poder publico!!!!!!!!!!!!!