jump to navigation

Atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos do RN 25/05/2011

Posted by Fiscal Municipal in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Semarh atualiza Plano Estadual de Recursos Hídricos em Natal

O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte está em processo de atualização pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A última oficina de diagnóstico será realizada em Natal na próxima quinta-feira (26), no Hotel Rifólis em Ponta Negra, das 8h às 17h com a participação do secretário da Semarh, Robinson Faria e da sociedade civil.

O processo de atualização foi efetivado através de seminários com participação popular em todas as regiões do Rio Grande do Norte, nos pólos de Santa Cruz, Vale do Açu, Mossoró, Caicó, João Câmara e Pau dos Ferros.

O diagnóstico feito com a atualização do Plano irá descrever quais as reservas hídricas existentes, as disponibilidades e demandas atuais nos aspectos de qualidade e quantidade, com a indicação de metas e soluções de curto, médio e longo prazos que irão orientar os investimentos públicos e estabelecer prioridades de gestão de uma bacia hidrográfica.

A construção do Plano é feita a partir de três pontos: Atualização do Diagnóstico, Atualização dos Estudos de Planejamento e Atualização da Programação das Ações. No Rio Grande do Norte, o Plano Estadual de Recursos Hídricos encontra-se na primeira fase, a de diagnóstico, cuja participação popular é imprescindível, por isso o estímulo de representantes de associações sindicais, rurais, pesqueiras e industriais, de ONGs e dos poderes públicos.

A atualização do Plano de Recursos Hídricos é financiada com recursos do Programa Semiarido Potiguar (PSP), através do Banco Mundial e tem conclusão prevista para janeiro de 2012. O processo de atualização é relacionada aos dados de uso racional da água e as demandas de cada região, baseado nas bacias hidrográficas e servirá para o planejamento das ações de Estado.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

o que é o perh (plano estadual de recursos hídricos)

Plano de Recursos Hídricos é o instrumento de planejamento que serve para orientar a execução da política de recursos hídricos de um território. Dele constam os objetivos e metas a serem atingidos, os meios que serão empregados e os recursos necessários para se atingir tais objetivos.

Os planos nacionais e estaduais harmonizam os planos de bacias, ou suprem momentaneamente a ausência dos que ainda não foram elaborados, mas não substituem àqueles porque se referem a diferentes níveis de abrangência territorial e de abordagem sobre os recursos hídricos de uma região.

Mais Informações sobre o plano:

http://www.semarh.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/semarh/perh/index.asp 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Marília Rocha – (84) 9929 7810
Assessoria de Imprensa SEMARH
(84) 3232 2424 

Mary Land Brito – (84) 9921 1104
Consultora de Comunicação e Informação PSP/SEMARH
(84) 3232 2424

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: