jump to navigation

Carcinicultores buscam regularização de licenças ambientais 14/07/2011

Posted by Fiscal Ambiental in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: No Minuto.com.

Reunião entre representantes da categoria e Governo do Estado está marcada para as 14h de hoje (14), na sede do Idema.

Por Silvia Ribeiro Dantas

Os carcinicultores potiguares estão buscando formas de regularizar as licenças ambientais dos micro e pequenos produtores, uma vez que sem essa medida muitos terminam sendo obrigados a largar a atividade. As reivindicações da categoria serão apresentadas ao secretário estadual de Recursos Hídricos e vice-governador, Robinson Faria, e ao diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Marcelo Toscano.

Dados da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) apontam que o Rio Grande do Norte concentra 560 produtores de camarão. Destes, 75% são de micro e pequeno portes.

O presidente da (ABCC), Itamar Rocha, explica que o desafio para o setor é fazer com que os produtores vivam com dignidade no meio rural e, para isso, é preciso que haja uma simplificação nas exigências durante o processo de licenciamento ambiental. “É uma atividade com tradição de 30 anos e não é justo que o governo não dê sua colaboração para que muitos micro e pequenos consigam se regularizar, em relação às licenças ambientais”, afirma.

No encontro de hoje à tarde, Rocha diz que haverá a tentativa de encontrar maneiras para conciliar interesses dos produtores e do Governo do Estado, com a intenção de promover o crescimento da atividade e a consequente geração de emprego e renda para a população das cidades do interior do Rio Grande do Norte. “Isso também pode manter a população no interior, evitando o êxodo para as cidades maiores e a formação de cinturões de pobreza”, completa.

Certificação
O presidente da ABCC revela que há planos de avançar na certificação do camarão potiguar, com o lançamento de um selo. “Queremos ressaltar o fato de termos o camarão mais tradicional do Brasil”, conta.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: