Prefeito do Assu diz que inundações só acabam quando houver a recuperação da mata ciliar e a desobstrução do Rio Piranhas/Açu 11/08/2011
Posted by Fiscal Municipal in Meio Ambiente Urbano.trackback
Fonte: No Minuto.com – Retratos do Oeste em 11/08/2011.
Acerta o prefeito Ivan Junior, de Assu, quando pedi para desobstruir o Piranhas/Açu
O prefeito Ivan Junior fez a coisa certa segunda-feira, em Recife (PE), quando pediu ao governo federal desobstrução do leito do rio Piranhas/Açu, assim como também a recuperar a mata ciliar, como forma de evitar novas inundações das cidades do Vale do Açu.
É esta a minha bandeira há quatro anos.
Sou totalmente contra as declarações dos líderes do DEM e do PMDB de que as inundações do Vale do Açu serão amenizadas com a construção da barragem de Oiticida, perto de Jucurutu. Estão usando a desgraça no Vale para liberar emergencialmente os R$ 200 milhões para a Barragem de Oiticica.
As inundações no Vale do Açu não têm qualquer relação com quantidade de água. O problema do Vale do Açu é que mataram a mata ciliar do rio Piranhas/Açu.
Sem a proteção das laterais, o leito do rio foi entupido com terra e vegetação empurrado pelas enxurradas ao longo dos anos.
E é esta obstrução que está fazendo a água do rio represar dentro das cidades de Assu, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Carnaubais e Porto do Mangue.
Acerta em cheio o prefeito Ivan Junior em cobrar do Governo Federal investimento imediato na desobstrução do leito do rio Piranhas/Açu e a recuperação da mata ciliar.
Quanto a Barragem de Oiticica tem um valor sem igual, mas não para evitar/reduzir inundações no Vale do Açu e sim para abastecer a região Oeste e também do Seridó.
Comentários»
No comments yet — be the first.