jump to navigation

Nitrato: apenas em três bairros de Natal, nível está acima do recomendado 18/08/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: No Minuto.com.

De acordo com estudo feito pela Caern, índices vêm caindo devido a operação a adutora do Jiqui, que começou a funcionar em setembro do ano passado.

Por Rayane Guedes, com informações da Caern

Atualmente, apenas os bairros de Felipe Camarão, Pajuçara e Gramoré estão recebendo água com o nível de nitrato acima do recomendado pelo Ministério da Saúde – 10 miligramas por litro (mg/l) – de acordo com as análises feitas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os índices indicam ainda todos os demais bairros da capital estão recebendo água com baixo índice da substância.

Alguns bairros, como Pirangi, Ponta Negra, Guarapes e Mãe Luiza estão com concentração inferior a 3 mg/l.

Em Pirangi, onde a concentração chegou a ultrapassar 20 mg/l, o atual índice é de apenas 1,60 mg/l. Em Mãe Luiza, o índice é de 2,27 miligramas para cada litro de água consumido. Já a água que chega às torneiras dos consumidores de Ponta Negra, Vila de Ponta Negra e Conjunto Alagamar está com 1,93 miligrama de nitrato por litro. O melhor resultado, porém, foi no reservatório que abastece o bairro do Guarapes, onde a concentração de nitrato é de 0,41 mg/litro.

Entre as ações que levaram ao bom resultado, o diretor-presidente da Caern, Walter Gassi, aponta a desativação de diversos poços e a entrada em operação, em setembro de 2010, da adutora do Jiqui.

“Agora estamos concluindo a adutora do Rio Doce que resolverá, em definitivo, o problema nos bairros de Gramoré e Pajuçara, que são os únicos da Zona Norte que ainda possuem concentração alta”, Gassi.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: