jump to navigation

Seminário debate 10 anos do Estatuto da Cidade 19/08/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Evento irá reunir entre os dias 22 a 24 de agosto, representações nacionais e locais para debater aplicação do Estatuto na Região Metropolitana de Natal.

Por Redação do No Minuto.com.

O Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal promove, entre os dias 22 e 24 de agosto o Seminário: Dez Anos do Estatuto da Cidade – Desafios à Gestão Urbana e Metropolitana. A Conferência de Abertura do evento irá contar com a participação do Senador Inácio Arruda (PCdoB) que foi o relator do Estatuto da Cidade.

O Estatuto da Cidade é a denominação oficial da lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo “Política Urbana” da Constituição Brasileira.

Segundo o presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, o vereador George Câmara (PCdoB), a ideia é reunir cidadãos, técnicos e gestores, de 10 cidades que compõe a metrópole natalense para a construção de processos consistentes de planejamento e gestão dos municípios.

“Natal hoje invade os municípios vizinhos, como na divisa com Parnamirim e São Gonçalo, e não dá para fazer um plano diretor sem levar isso em conta. A nossa intenção é discutir não só com gestores, mas com movimentos sociais, como sindicais e estudantis”, afirma George.

Para o Senador Inácio Arruda (PCdoB), o evento reúne uma discussão técnica aliada ao olhar cotidiano do cidadão metropolitano, o que fortalece o Estatuto da Cidade incorporado aos Planos Diretores Participativos (PDP’s).

“Este seminário reúne instâncias executivas, legislativas e judiciárias do poder público, mas também diversos grupos da sociedade civil, ajudando a fornecer opiniões diferentes de como a metrópole natalense se apresenta no quesito do planejamento urbano. O mesmo auxilia também a disseminar informações de conteúdo nacional sobre a gestão e reforma urbana” frisa o senador.

Atualmente, o Brasil conta com 81,25% da população vive em áreas urbanas, sendo que mais da metade, em regiões metropolitanas. Só na última década, as cidades brasileiras ganharam quase 30 milhões de novos habitantes.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: