jump to navigation

Parque da Cidade poderá ser um dos ‘Parques da Copa de 2014’ 02/09/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano, Semurb.
trackback

Fonte: Assessia de Imprensa da SEMURB.

Apresentar ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) adocumentação necessária para validar o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, noCadastro Nacional de Unidades de Conservação e incluí-lo no Projeto “Parques daCopa”, do Governo Federal. Foi com este objetivo que a Prefeitura do Natalparticipou no último dia 29 de agosto, em Brasília, de uma reunião comrepresentantes do Departamento de Áreas Protegidas do MMA. O resultado deverásair ainda este mês.

Dentre a documentação apresentada ao Ministérioconstava o Decreto que adaptou a nomenclatura do Parque ao SistemaNacional de Unidades de Conservação, um Memorial Descritivo com os limites doParque, Publicação com o Diagnóstico da Fauna e Flora do local. Além disso, foifeita uma defesa oral junto à equipe técnica do MMA, sobre o esforço que aPrefeitura de Natal vem realizando para atender todos os requisitos, como porexemplo, ampliar a área do Parque e conseguir os títulos de propriedade, fatoque já foi consolidado, na assinatura das escrituras semana passada.

O representante do município, o geógrafo daSecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), José Petronilo daSilva Júnior, disse  que a reunião serviu para finalizar as pendênciasexistentes em relação ao Parque da Cidade, no intuito de incluí-lo no CadastroNacional. Segundo ele, apresentar essa documentação é a condição primordialpara que o Parque possa concorrer a uma das três vagas destinadas ao Rio Grandedo Norte.

“O projeto prevê ações de marketing e divulgaçãodas unidades de conservação das cidades-sede da Copa 2014, durante os jogos. Ainiciativa faz parte das medidas propostas pelo Governo Federal para fazer daCopa no Brasil a mais sustentável”, explica o geógrafo. Ele acrescenta que, ofoco do programa é demonstrar por meio dos Parques o ecossistema dascidades-sedes.

Além disso, o representante da Prefeitura tambémparticipou da reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade daCopa do Mundo FIFA Brasil 2014, que ocorreu no dia 30 de agosto. Onde esteveacompanhado da procuradora Marjore Madruga, Coordenadora da Câmara TemáticaEstadual de Meio Ambiente, representante do Governo Estadual.

Na ocasião, que reuniu representantes dascidades-sede para mostrar o andamento das ações e projetos em sustentabilidadeexistentes nas cidades-sede, foi apresentada a Matriz de Boas PráticasAmbientais, criada pelo grupo de trabalho da câmara local. A matriz éresponsável por apontar os pontos positivos e negativos existentes nos projetospara a Copa a serem executados na cidade do Natal, sendo inclusive, muito bem avaliadaspelas demais cidades-sedes da Copa.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: