jump to navigation

Fiscais Ambientais e Urbanísticos fazem operação para recuperar área pública ocupada irregularmente na Avenida Ayrton Senna, Zona Sul de Natal 02/09/2011

Posted by Afauna Natal in Fiscalização Ambiental, Fiscalização Urbanística, Meio Ambiente Urbano, Semurb.
trackback

Numa operação realizada na noite desta quarta-feira, 31 de agosto, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) promoveram a desocupação de uma área pública, localizada na Avenida Ayrton Senna, em Neópolis, zona sul da cidade. No local, dois estabelecimentos comerciais, além de fazer uso privativo de área pública, não tinham licença para funcionar.

Eram duas áreas que vinham sendo ocupadas há cerca de trê sanos por dois estabelecimentos comerciais, o Pastelanche e o Amantes do Açai, que já haviam recebido notificação da Semurb para desocupar a área e regularizar a sua atividade junto à Secretaria. Porém, nada foi feito pelos comerciantes para solucionar o problema até hoje.

Segundo o coordenador da operação, o Fiscal Urbanístico Gley Riviery, foram cumpridas todas as etapas do processo, que datam de 2007 e 2008, respectivamente. Os processos foram julgados pelo setor jurídico da secretaria como procedentes as infrações imputadas ao proprietário. Ou seja, há infrações de ocupação de área pública, obstrução de passeio, porque há cadeiras na calçada eo estabelecimento não tem licença ambiental nem de funcionamento.

Cada um ocupava uma área de cerca de trinta metros quadrados, sendo que o Amantes do Açaí fez uso privativo do local, isolou o espaço com uma cerca de madeira e armou uma tenda, tomando como se fosse seu o espaço que é de toda comunidade.  Os Fiscais apreenderam 62 mesas e 242 cadeiras que estavam distribuídas nos dois espaços. Todo o material foi contado e recolhido à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, tendo sido lavrados Autos de Apreensão e Infração para os dois.

Gley informou ainda, que para reaver os objetos, os proprietários deverão providenciar as licenças ou assinar um termo de compromisso junto à Secretaria. Os Fiscais deram um prazo até sexta-feira para a retirada da tenda e da cerca que isola a área.  Cada um foi autuado com multa que pode chegar aos 4 mil reais.

A operação contou com o apoio da Fiscalização Ambiental da Semurb, dos Grupos de Ação Ambiental – GAAM e Tático da Guarda Municipal de Natal – GATE, além de caminhões e do pessoal de apoio para transportar o material apreendido.

ASSESSORIA DE IMPRENSA -SEMURB
Ana Lúcia Araújo e Kívia Soares
3232-9176 / 8873-1017

Anúncios

Comentários»

1. Fiscais Municipais do Meio Ambiente apreendem fonte de poluição sonora e determinam a retirada de estruturas na area non aedificandi de Ponta Negra « Afauna Natal - 01/10/2011

[…] Na primeira fase da Operação, os Fiscais apreenderam mesas, cadeiras, equipamentos de som, pequen…. […]

2. Tatiana Galvão - 21/01/2012

Engraçado, toda essa operação e o que aconteceu? O dinheiro venceu sobre o direito de todos os cidadãos…A tenda continua lá, as cadeiras e até mesmo a cerca…sem falar no tumulto no trânsito local tanto na Ayrtin Senna quanto na rua paralela a esta com todos aqueles carros estacionados atrapalhando o trânsito. Grande atuação essa da SEMURB. Parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: