jump to navigation

GAAM e Fiscalização da SEMURB flagram poda irregular na UFRN 14/09/2011

Posted by Afauna Natal in Fiscalização Ambiental, GAAM - Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal, Meio Ambiente Urbano, Semurb.
trackback

Uma equipe do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal – GAAM, flagrou na tarde desta segunda-feira, no
anel viário do Campus Universitário da UFRN, uma poda irregular de duas árvores de porte médio localizadas na área de abrangência da Zona de Proteção Ambiental 02 – ZPA 02 Parque das Dunas.

A poda estava sendo realizada por uma empresa contratada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sub a justificativa de que os espécimes estariam com parte de sua estrutura voltada para a pista de rolamento do anel viário do campus o que estaria gerando prejuízos as empresas de ônibus que fazem o itinerário pelo campus da UFRN.

Segundo o Biólogo Bruno Macedo, da superintendência da UFRN, as empresas que atendem a linha circular do campus teriam solicitado a universidade que providencia-se a poda, pois as arvores estariam prejudicando os espelhos retrovisores dos veículos.

Uma equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da prefeitura – SEMURB, compareceu ao local e efetuou o levantamento dos vegetais podados. Segundo os fiscais da SEMURB, teriam sido podados irregularmente uma Jurema Branca com DAP (Diâmetro à altura do Peito = 1,30metros) de 13 cm e uma Andiroba, com DAP de 18 cm. A poda estava sendo realizada com motosserras, tendo sido solicitada a documentação das mesmas.

“Tratam-se de indivíduos adultos, carecendo de um tratamento fito-sanitário, e que realmente precisavam passar por uma poda. No entanto, a poda de qualquer espécime vegetal no âmbito do município do Natal deve ter anuência do município, e ser acompanhada por um técnico responsável, o que não é o caso aqui”, afirmou o Fiscal Gustavo Szilagyi.

Szilagyi disse ainda que as informações colhidas em campo serão levadas a Supervisão responsável na SEMURB, de tal sorte a ver o tipo de tratamento a ser dado para o caso. A UFRN pode ser multada pela prática de poda ilegal, sendo o valor da multa variando entre R$ 150,00 e R$ 300,00 por indivíduo.

O Guarda Ambiental Ney informou que este tipo de flagrante tem sido um triste fato rotineiro na cidade do Natal, e alerta a
população para a necessidade de se procurar a Secretaria de Serviços Urbanos – SEMSUR para licenciar este tipo de ação. “A população pode denunciar a prática de poda irregular ou abate de vegetais diretamente para a Guarda Municipal através do telefone 190 do CIOSP, que de imediato será deslocada uma viatura da GAAM para o local”.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: