jump to navigation

Shopping nega vazamento de gás e diz que não pretende fechar lojas 28/09/2011

Posted by Afauna Natal in Fiscalização Ambiental, Fiscalização Urbanística, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: R7.com.

Centro comercial diz que está tomando medidas legais em relação à decisão de fechamentoDo R7*

Julia Chequer/R7

Center Norte - 27-09-2011-1

Shopping tem 72 horas para fechar as portas, segundo prefeitura de SP

O Shopping Center Norte enviou nota nesta terça-feira (27) dizendo que não deve fechar suas lojas e que está tomando as medidas legais e administrativas em relação à decisão que determina a suspensão de suas atividades. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo determinou o fechamento do centro comercial nesta terça.

A prefeitura de São Paulo determinou o fechamento do shopping em até 72 horas. O estabelecimento foi ainda multado em R$ 2 milhões por não atender exigências ambientais da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Na nota, o shopping diz que não concorda com a medida, uma vez que tem cumprindo as exigências da Cetesb para resolver a questão ambiental. A assessoria informou que é feito o monitoramento diário da área e das obras para a instalação de drenos para a exaustão do gás metano existente no solo, conforme os planos e os cronogramas apresentados à Cetesb em 31 de agosto de 2011 e sobre os quais até o presente momento não houve manifestação.

Além disso, a nota afirma que as medições realizadas pelo Shopping Center Norte têm confirmado ausência de metano no interior das lojas. E ainda que o gás metano identificado no Shopping Center Norte está localizado abaixo do piso do empreendimento (ou seja, na camada de terra abaixo do piso de concreto de até 70cm), onde as condições para que ocorra uma explosão são nulas.

Leia também:

Lojistas e clientes

A vendedora Verônica Reges, 28 anos, que trabalha em uma loja do shopping Center Norte há um ano, diz que soube na manhã desta terça-feira sobre a exigência da prefeitura.

– Achei bom [a decisão] por causa do risco que corremos. Imagino a loucura que seria se houvesse uma explosão.

Ela disse também que só soube dos problemas ambientais do shopping há uns 10 dias, quando o caso saiu na imprensa. Seu maior medo é perder o emprego.

– Inicialmente seremos remanejados para outras lojas, mas acredito que não será uma medida definitiva. Então, se o shopping demorar para reabrir, corremos risco.

Cleber Gabriel da Costa, 33 anos, já sabia dos problemas ambientais do shopping, mas não de seu fechamento. Frequentador assíduo do estabelecimento, Costa disse não ter medo de uma explosão, mas prefere não retornar ao shopping até a regularização do projeto.

– Se for para o bem de todos, é melhor fechar mesmo.

Center Norte - 27-09-2011-5
(Foto: Julia Chequer/R7)

Risco de explosão

Na quinta-feira (22), técnicos da Cetesb constaram que o Shopping Center Norte não instalou o sistema de extração de gases conforme exigiu o órgão.

A medida afastaria o risco potencial de explosão na área do empreendimento. Devido ao não cumprimento do pedido, está mantida a aplicação de multa diária de R$ 17.450.

O estabelecimento, construído em 1984 sobre um antigo lixão, entrou para a lista de áreas contaminadas críticas por causa do risco de explosão.

A aplicação da multa diária, válida pelo período de 30 dias, persistirá até que a direção do shopping atenda às exigências da Cetesb, que consistem ainda numa investigação detalhada e na avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour.

* Colaborou Julia Chequer, fotógrafa do R7

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: