jump to navigation

Rock in Rio recebe certificado ambiental 05/10/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: TN Ambiente.

Vista aérea da Cidade do Rock / Foto: Genilson Araújo – Agência O Globo

A organização do maior evento de música do Brasil, o Rock in Rio, aderiu a uma nova tendência que deverá (e precisa) ser cada vez mais uma constante: a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Essa foi a primeira vez no País que um evento do tipo recebeu a certificação 100R, um selo internacional concedido a empresas e organizações que se destacam por suas preocupações ambientais. O Rock in Rio foi realizado entre 23 de setembro e 02 de outubro, na Cidade do Rock, em Jacarepaguá.

Para receber o selo, foi preciso reduzir ao máximo os custos do encaminhamento dos resíduos para o aterro sanitário, garantir a venda do material reciclado, diminuir a quantidade de detritos orgânicos, reduzir ou compensar a emissão de carbono na atmosfera, além de programas educativos como a campanha “Vá de ônibus”.

O Rio de Janeiro teve como exemplo o festival em Portugal, o Rock in Rio Lisboa. O Plano de Sustentabilidade teve o apoio da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que disponibilizou uma equipe de 1.930 garis, 659 equipamentos diversos e 600 contêineres de 240 litros.

O “Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido” lançou ações educativas para que o público fumante não descartasse as bitucas de cigarro no chão. A campanha “Vá de ônibus” buscou incentivar os fãs a utilizar o transporte público, reduzindo congestionamentos e a emissão de gases poluentes.

O objetivo do 100R é certificar eventos, espetáculos ou espaços comerciais, que promovam iniciativas para amenizar os impactos ambientais de suas atividades. A instituição portuguesa Sociedade Ponto Verde é a responsável pela certificação.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: