jump to navigation

Universitários estudam novo destino para o lixo 12/11/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Tribuna do Norte.

Aproveitar os investimentos do Governo Federal para a Copa 2014 visando sanar o problema do lixo em Natal é a proposta do trabalho de quatro estudantes da Faculdade Estácio Fal, durante o Congresso Científico da faculdade. Com o tema “A destinação adequada do lixo em 2014: estamos preparados?”, os alunos do curso de Administração, Valcides Coelho de Souza, Kathy Espíndola Ferreira, Elloyzzy Dallyany da Silva e Ricardo de Pádua Vieira propõem a substituição da estação de transbordo e do aterro sanitário pelo sistema Usina Lixo-Energia, a exemplo da que é utilizada em Amsterdam, na Holanda.

Segundo Valcides Coelho, além da dificuldade em destinar o lixo para o local correto, as ferramentas utilizadas pelos gestores estaduais e municipais estão ultrapassadas. “Ano passado foi aprovada a Lei de Sustentabilidade que estabelece o fim dos lixões e dos aterros sanitários. No caso do aterro, a cada 20 anos é preciso mudar o espaço onde ele está localizado, como isso vai ser no futuro? Nas nossas pesquisas descobrimos a Usina Lixo – Energia que é responsável por abastecer 100% da iluminação pública de Amsterdam. Essa ideia já está sendo estudada para ser implantada em Brasília. Penso que os nossos governantes deveriam aproveitar a verba do Governo Federal para a Copa e utilizar a mesma tecnologia no Estado”, defende o estudante.

A Usina Lixo-Energia, também chamada de Waste-to-Energy (WTE), trata o lixo com temperaturas elevadas associadas a um sofisticado sistema de limpeza dos gases da combustão, que atende às normas ambientais mais exigentes. Atualmente, existem cerca de 650 destas usinas em operação nos países desenvolvidos. Além disso, os resíduos incinerados viram matéria-prima para a pavimentação de vias públicas e calçadas e ainda para utilização na construção civil.

A pesquisa do grupo de Valcides Coelho é um dos 340 trabalhos apresentados no 9ª Cientfal e 13ª Enic que tem o objetivo de desenvolver estudos científicos e de mercado que subsidiem políticas públicas e iniciativas privadas de preparação aos jogos.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: