Chapecó/SC – Cidade adota coleta seletiva 17/11/2011
Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.trackback
Fonte: Correio do Povo.
// Recolhimento do lixo seco e orgânico ocorre de segunda a sábado Crédito: daniela de campos / jornal sul Brasil / cp
A cidade de Chapecó, em Santa Catarina, implantou um novo sistema de coleta de lixo. O projeto-piloto, que está recolhendo separadamente os resíduos orgânicos e secos, será realizado durante este ano. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Valmor Scolari Júnior, a coleta seletiva envolve inicialmente três áreas do município. O Setor 1 compreende o Centro, enquanto o 2 atende os bairros Universitário e Jardim Itália. Já o Setor 3 contempla os bairros Maria Goretti e Santa Maria. “Neste primeiro momento, será uma fase experimental e por isso envolve regiões mais próximas do Centro”, diz.
Todo o material seco recolhido é encaminhado para duas cooperativas, a Programa Verde Vida, que atende 110 adolescentes e tem 760 pessoas envolvidas, e a Associação de Catadores de Material Reciclável de Chapecó, que reúne 70 associados. O lixo orgânico é enviado para o aterro no município de Saudades.
Inicialmente, a coleta seletiva conta com dois caminhões-baú, devidamente identificados, e envolve seis funcionários. Os veículos passam pelo Setor 1 de segunda a sábado. No 2, o recolhimento ocorre nas segundas, quartas e sextas, enquanto no Setor 3 é realizado nas terças, quintas e sábados. No Centro, serão instalados cem contêineres da cor verde para o depósito de resíduo reciclável. Conforme o prefeito José Caramori, mesmo antes do decreto que instituiu no final de 2010 a obrigatoriedade da separação do lixo, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a administração municipal já havia iniciado o processo de readequação da coleta seletiva.
Nos três setores, não é mais permitido o recolhimento de lixo seco por carroceiros ou catadores. A fiscalização fica a cargo da Secretaria de Defesa do Cidadão. “Neste primeiro momento, vamos realizar um trabalho de orientação com todos os catadores de material reciclável. Depois, por qualquer desrespeito à lei, iremos atuar no recolhimento das carrocinhas”, explica o titular da Pasta, Sérgio Wallner. A prefeitura vai realizar uma campanha de divulgação para orientar e conscientizar a população.
Comentários»
No comments yet — be the first.