jump to navigation

Ministério Público investiga uso de material em estádio Arena das Dunas-RN 17/11/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano, Ministério Público do RN.
trackback

Fonte: Artigos e Notícias.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu um inquérito para investigar o uso de material extraído de uma APA (Área de Proteção Ambiental) nas obras do estádio Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014, em Natal.
Confira o especial sobre a Copa do Mundo de 2014

Reprodução
Vista aérea do projeto do estádio Arena de Dunas Vista aérea do projeto do estádio Arena de Dunas

Segundo a Promotoria, a empresa JC de Oliveira Mineração fornece piçarra, um material mineral usado pelo setor da construção civil, para o consórcio OAS-Coesa, responsável pela obra. O material é extraído da APA de Jenipabu, em Extremoz (RN).

Após questionamento do Ministério Público, na última sexta-feira (11), o consórcio anunciou a suspensão do recebimento do material no mesmo dia. O Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte), órgão ambiental do Estado, não renovou a licença ambiental da mineradora para a extração, mas a empresa conseguiu manter a atividade graças a um mandado de segurança. A Justiça do Rio Grande do Norte ainda não decidiu sobre o mérito da questão. Segundo o promotor Marcio Diógenes, responsável pelo inquérito civil, o órgão está reunindo informações sobre a atividade da mineradora na APA, mas deve pedir a suspensão da atividade em uma ação civil pública.

“A legislação não permite esse tipo de atividade em uma APA”, afirmou. Na semana passada, a Promotoria realizou uma reunião com representantes do consórcio responsável pela obra e dos órgãos responsáveis pela fiscalização da construção do estádio. A preocupação era com a destinação dos resíduos gerados pela obra, mas o consórcio informou que o nível de reaproveitamento do material atinge 100%. A reportagem não conseguiu localizar representantes das empresas envolvidas na obra para comentar o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: