jump to navigation

Lixo se espalha por bairros de Natal 20/11/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Tribuna do Norte.

Ricardo Araújo – Repórter

De Redinha a Ponta Negra, as paisagens mudam. Uma, porém, parece permanecer constante aos olhos da população local e dos turistas: o acúmulo de lixo nas ruas e terrenos baldios. Na base de um dos cartões postais da cidade, a Ponte Newton Navarro, há cerca de uma tonelada de itens descartados pelos moradores do bairro da Redinha e cercanias.

Júnior SantosLixo em terreno na RedinhaLixo em terreno na Redinha

Indignação para muitos, fonte de renda para outros. José Luís Nascimento Neto, 56 anos, afirmou que o lixo é acumulado naquela região há cerca de 15 anos. “Sempre que eu vejo o amontoado venho para cá e sempre acho alguma coisa pra reciclar e vender”, disse. Os funcionários da Urbana que retiravam lixo da carroceria de um trator e enchiam uma caçamba, não quiseram comentar quando o material seria recolhido.

Na Avenida Serra Negra, no Conjunto Soledade II, a situação não era diferente. “Isto aqui está sempre assim. Há a limpeza, mas não é regular, não ocorre toda semana. A população também não colabora muito”, comentou a manicure Andreza Dantas. Ela relatou que até mesmo esperar um ônibus se torna difícil devido ao mau cheiro que espalha pela via.
Nas proximidades da Estação de Nordelândia, os urubus, insetos, roedores e caramujos, compunham o cenário de imundície. O lixo se espalha por um raio de aproximadamente 100 metros de comprimento. Enquanto os moradores não põem lixo no que foi despejado, com o intuito de diminuir o mau cheiro e a presença de animais, os catadores retiram o que é permitido reutilizar ou vender em sucatas e cooperativas de reciclagem.

De acordo com a presidenta do Conselho Comunitário do Conjunto Cidade Praia, Graça Calixto, a coleta de lixo é irregular na região. “Já faz oito dias que a Urbana não coleta o lixo nessa área. A imundície é muito grande”, destacou. Segundo ela, a Urbana havia dito que recolheria parte do lixo ainda na manhã deste sábado (19). O que não ocorreu. “Estou aqui esperando até agora, mas sei que eles não virão”, reclamou.

Anúncios

Comentários»

1. Shirlley - 08/12/2011

O conjunto Nova Natal, na zona norte está entregue as baratas, aos ratos e a todos os tipos de insetos que se proliferam no lixo, acho que a prefeitura não é mais da “borboleta” é sim das moscas que vivem no lixo e os demais insetos. Queria poder ver nossa cidade limpa de novo!
Voltando ao conjunto Nova Natal, o lixão que formou ao lado da Escola Municipal João Paulo II e que fica por trás da AME está imenso atraindo todo o tipo de insetos para as redondezas e atormentando a vida dos moradores, socorro, estamos vivendo dentro de lixo, será que alguem vem nos salvar……


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: