jump to navigation

Natal/RN – Prefeitura participa da oficina Pegada de Carbono 28/11/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Assessoria de Imprensa/SEMURB.

Estiveramreunidos na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, no auditório do Sebrae,representantes públicos e privados para participar da Oficina “Pegada deCarbono”. A oficina teve por objetivo discutir a sustentabilidade para a Copado Mundo de 2014. A Prefeitura esteve representada pelo secretário de MeioAmbiente e Urbanismo (Semurb), Bosco Afonso, e técnicos da secretaria.

Este evento, que é fruto da parceria entre os governos do Brasil e daInglaterra, trouxe a Natal a empresa Useful Simple Projects (USP), que prestouconsultoria nos projetos de neutralização do carbono nas obras para asOlimpíadas de Londres 2012. O governo britânico está compartilhando com oBrasil a sua experiência na organização de mega eventos.

A abertura do encontro contou com a presença do embaixador britânico no Brasil,Alan Charlton, que ministrou a palestra “Contexto da Copa do Mundo de 2014”.Ele destacou em sua apresentação os projetos de neutralização de carbono queforam elaborados por empresas inglesas, que serviram para compensar as obrasdas olimpíadas de Londres 2012. Para ele, a copa do mundo no Brasil sóalcançará a tão sonhada sustentabilidade se houver o trabalho de todos osatores da sociedade.

Para o Diretor do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental daSemurb, José Petronilo da Silva, e membro da Câmara Nacional de Meio Ambiente eSustentabilidade da Copa do Mundo Fifa 2014, este evento também é o momento deampliar e reforçar a parceria do poder público nas esferas estadual, municipale federal junto com entidades e a iniciativa privada.

“É importante essa integração para que possa ser construída uma política localsustentável cada vez mais forte. A USP está trazendo toda a experiência de suaconsultoria para que possamos aplicá-la na mitigação dos impactos ambientais daCopa 2014”, explica Petronilo.

Petronilo destaca ainda que Natal vem obtendo destaque entre as cidades-sede domundial, com elaboração da Matriz de Sustentabilidade Ambiental, consideradamodelo nacional. “A nossa matriz foi disponibilizada para a Câmara TemáticaNacional para nortear os estudos em outras cidades-sedes”, ressalta.

De acordo com a procuradora do estado e coordenadora da Câmara TemáticaEstadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa, Marjorie Madruga, aoficina funciona como uma troca de experiências em termos de práticas sustentáveis.”O nosso objetivo é fazer uma copa do mundo sustentável. Esse será o maiorlegado para a cidade”, concluiu.

A pegada de carbono é uma forma de medir o impacto causado pelas ações humanasno meio ambiente, identificando a quantidade de CO² produzida no dia-a-dia. Oencontro é promovido pelo Governo do RN, Procuradoria Geral do Estado (PGE),Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014(Ctmas/RN) e Sebrae.

Estiveram presentes secretários de estado e do município, assim comorepresentantes do Ministério do Meio Ambiente e do Esporte, além de integrantesde universidades, empresas privadas e terceiro setor, além da Câmara TemáticaEstadual.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: