Fiscais Ambientais de Natal removem barracos da Zona de Proteção Ambiental 5 (Lagoinha) 07/12/2011
Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.trackback
Fonte: Assessoria de Comunicação da SEMURB e AFAUNA.
Para evitar a formação de mais uma favela na cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) desmontou, na manhã do último sábado, dia 03 de dezembro, três barracos que tinham sido erguidos às margens da RD5 (Reservatório de Detenção 5 – lagoa de captação de águas pluviais de Ponta Negra), em uma área pública que serve como amortecimento da Zona de Proteção Ambiental 5, também conhecida como Lagoinha, que reune uma série de lagoas entre dunas e Mata Atlântica, na zona sul da cidade.
Na primeira diligência, realizada na sexta-feira, 02/12, os Fiscais Ambientais levantaram a informação de que a área estava sendo ocupada por carroceiros que usavam o local para depositar e selecionar material (reciclável) recolhido no lixo doméstico das ruas do bairro. Na área pública, escondidos dos olhares menos atentos, os carroceiros faziam a triagem do material que poderia se vendido e descartavam ali mesmo os imprestáveis. Os fiscais encontraram além dos barracos, muitas garrafas pet, vidros, móveis quebrados, lâmpadas fluorescentes, além de muito lixo orgânico. Os carroceiros alegaram que a área servia apenas como ponto de apoio e separação do material para depois ser entregue a coleta seletiva, que não pretendiam habitar os barracos.
O Secretário Adjunto de Fiscalização e Licenciamento da Semurb, Eng. Sueldo Medeiros, acompanhou pessoalmente a operação e informou que a situação foi identificada numa fiscalização de rotina, fruto do empenho e da coragem dos agentes públicos que, mesmo diante de todas as limitações do órgão ambiental ousam entrar em áreas de risco para investigar e proteger o meio ambiente urbano do Município e, consequentemente, cumprir sua missão que é trabalhar pela manutenção da sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações. O que chamou atenção foi o trânsito de carroças muito intenso, comprovado pelos três barracos ali erguidos. “Estamos agindo preventivamente, fazendo a retirada dessas habitações subnormais e coibindo a atividade poluidora, evitando que novas ocupações venham a se instalar aqui”, ressaltou o Secretário.
Os Fiscais do Meio Ambiente orientaram os carroceiros a retirar seus pertences antes da remoção dos barracos, possibilitando que objetos de algum valor pudessem ser resgatados antes da demolição. O Fiscal Leonardo Almeida, Chefe da Supervisão de Águas e Solo da SEMURB (SAS), no comando operacional da ação disse que o local era de muita fragilidade ambiental e que eles não poderiam permanecer ali. “Todo o material será recolhido pela Urbana e o local será totalmente recuperado”, afirmou.
A ação contou com o apoio da Urbana, responsável pela limpeza pública da cidade, que enviou um trator e vários caminhões tipo caçamba para fazer a limpeza e o recolhimento do lixo. E também com homens do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM) que garantiu a segurança dos agentes envolvidos e a tranquilidade das ações.
Parabéns aos Fiscais Ambientais da SEMURB por mais uma ação de coragem e competencia em defesa do meio ambiente de nossa cidade. São servidores como vocês que me orgulham de ser natalense.
abraços