jump to navigation

Lixo: confira a situação da limpeza pública nos quatro zonas de Natal 12/12/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Diário de Natal.

De Maiara Felipe para a redação do Diário de Natal

Uma imagem vale mais que mil palavras. Foi com esse pensamento que a reportagem de O Poti/Diário de Natal foi às ruas, na última quinta-feira (8), para verificar qual a real situação do lixo em Natal. De um lado, a população que reclama de uma coleta irregular. Do outro, a Urbana que afirma que os serviços estão normalizados. Mas o problema da destinação de resíduos sólidos na capital tem mais do que duas versões. Em cada zona da cidade, a população vive um problema diferenciado, embora em todas o resultado final é o mesmo: o lixo está nas ruas.

Rua San Marinho, bairro de Pajuçara - Zona Norte.  (Ana Amaral/DN/D.A Press)
Rua San Marinho, bairro de Pajuçara – Zona Norte.Na

Zona Norte

não é difícil retratar a situação. Em avenidas principais ou vielas o que se encontra é a sujeira. Em alguns lugares mais, como é o caso do conjunto Parque Floresta, em Pajuçara. Em outros menos, como na avenida Itapetinga, no bairro Santarém. Em poucos minutos a reportagem fotografou vários terrenos que estão sendo transformados em lixões. Uma das principais reclamações dos moradores é a falta de um trator para entrar nas ruas de difícil acesso, o que estaria fazendo com que a população deixassem as sacolas expostas nos terrenos.

Em frente a comunidade do Maruim, bairro das Rocas - Zona Leste.  (Ana Amaral/DN/D.A Press)
Em frente a comunidade do Maruim, bairro das Rocas – Zona Leste.

Já lá na comunidade do Maruim, na Zona Leste, o povo reclama mesmo é da falta de caçamba para colocar o lixo, que atualmente está sendo jogado no chão ao lado da quadra de esportes. Na mesma zona, o Barro Vermelho e o Tirol sofrem por ter uma coleta de lixo irregular. As calçadas acumulavam sacolas e mais sacolas de lixo. Os moradores dizem que o caminhão da Urbana deveria passar três vezes por semana, mas a frequência tem sido cada vez menor. “Essa semana não passou nenhum vez”, disse um zelador de um prédio na Rua Nelson Fernandes, no Barro Vermelho.

Canteiro da Av. da Integração, bairro de Candelária - Zona Sul.  (Ana Amaral/DN/D.A Press)
Canteiro da Av. da Integração, bairro de Candelária – Zona Sul.

Quem também tem sofrido com a falta de acesso dos carros de lixo é a Avenida da Integração, em Candelária, um das principais vias da cidade. No bairro de classe média alta da Zona Sul, muitos moradores e comerciantes estão deixando o lixo no canteiro, porque os carros de coleta não conseguem trafegar nas ruas sem calçamento do bairro ao lado, o San Vale. A Avenida Djalma Maranhão, em Nova Descoberta, é um exemplo de um local permanentemente sujo, resultado da combinação de esgoto a céu aberto e lixo acumulado.
Rua Nossa Senhora do Livramento, bairro do Felipe Camarão - Zona Oeste (Ana Amaral/DN/D.A Press)

Rua Nossa Senhora do Livramento, bairro do Felipe Camarão – Zona Oeste

A Zona Oeste de Natal deveria ser um das mais limpas da cidade, já que é onde fica localizada a Estação de Transbordo de Cidade Nova. O caminhão da Urbana sempre passa, porém, segundo contam os moradores, o problema são os catadores. A reportagem flagrou os catadores retirando o lixo das caçambas, rasgando o saco e jogando os detritos no chão. O mesmo problema se repete em Cidade Nova e Bom Pastor. Um pouco mais distante em Felipe Camarão, um dos bairros onde foi possível verificar mais lixo exposto de maneira indevida, as esquinas são verdadeiros lixões. O bairro tem a combinação dos problemas expostos em todas as outras zonas. Catadores que jogam lixo nas ruas, coleta irregular, áreas de difícil acesso e falta de colaboração dos moradores.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: