jump to navigation

Natal/RN – Confraternização natalina com um toque de história 12/12/2011

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Uma programação de final de ano bem diferente,cheia de conhecimento, lazer contemplativo e imersão nas raízes da história de Natal. Neste domingo, 11 de agosto, um grupo de funcionários da fábrica Coteminas participou do “Circuito Histórico Cidade Alta – Ribeira”, promovido pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A ação integrou os festejos de confraternização da empresa.

De acordo com a arquiteta da Semurb e uma das coordenadoras do Circuito Histórico, Andrea Garcia, participaram da atividade cerca de 100 funcionários da empresa Coteminas. Para a arquiteta foi uma feliz surpresa, quando uma equipe da empresa procurou a Semurb para realizar opasseio. “Nós ficamos felizes pelo interesse, já que normalmente trabalhamos apenas com escolas. E esperamos que outros grupos tenham interesse em realizaro circuito histórico, que é tão importante para a cidade”, diz.

“A ideia do circuito surgiu da necessidade de fazercom que os valores históricos de Natal fossem reconhecidos, e garantir que eles não sejam esquecidos. E andar por cada um dos pontos possibilita um olhar especial para história e memória de Natal, que passa despercebida durante o nosso dia-a-dia” afirma o historiador da Semurb, Luciano Capistrano.

São ao todo 28 pontos no Circuito Cidade Alta –Ribeira, que se inicia na Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta conhecidacomo  o marco zero da cidade, e termina na praça do Por do Sol, o AntigoCanto do Mangue, nas Rocas, passando por locais como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Velha), Museu Café Filho, Palácio da Cultura, Solar Bela Vista, Teatro Alberto Maranhão, Grande Hotel, Rua Chile, Casa da Ribeira entre outros.

O grupo antes de iniciar a caminhada recebeu uma cartilha elaborada pela Semurb com todos os pontos a serem percorridos, um pequeno resumo do local e fotos.  Segundo Andrea Garcia, a importânciadeste material é de que, além de servir de guia auxiliando a equipe, pode serreutilizada pelos participantes para quem sabe realizar o circuito com seus familiares.

A gerente de treinamento da empresa, Shirley Michele, conta que todos os anos a fábrica procura realizar uma atividade diferente para confraternização dos funcionários e que a ideia surgiu a partirde dois integrantes que já conheciam o Circuito Histórico. “Inclusive tivemos aceitação da maioria dos funcionários que gostaram e apoiaram a iniciativa”.

Para o diretor geral da Coteminas, João Lima, que também participou da caminhada esta foi um a grande oportunidade para conhecer melhor Natal, já que ele é de Minas Gerais e mora aqui há 16 anos. “Tenho convicção de que para termos cidadania é importante ter conhecimento sobre a história da cidade em que vivemos, pois quando você conhece você preserva”, ressalta.

— *ASSESSORIA DE IMPRENSA -SEMURB*
Rua Raimundo Chaves,2000, Candelária, Natal-RN
Ana Lúcia Araújo Kívia Soares Fones:3232-9176 / 8873-1017

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: