jump to navigation

Espécies ameaçadas são recuperadas pelo IDEMA 30/12/2011

Posted by Afauna Natal in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Ascom Idema.

Três espécies vegetais que estavam prestes a desaparecer da flora do Parque Estadual das Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foram recuperadas pelo IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. A Batinga Roxa, a Ubaia Roxa e o Ingá Macarrão passaram por um processo de coleta de sementes e plantio de mudas que duraram cerca de um ano. Atualmente, o viveiro do Parque conta com 500 mudas das espécies ameaçadas e o replantio já começou.

O trabalho, desenvolvido pelo agrônomo do Parque das Dunas, Fernando Pereira de Assis, consiste na coleta, seleção e desenvolvimento das mudas das mais variadas espécies que compõem a flora do local. O agrônomo identificou que na área do Parque restava apenas um exemplar de cada espécie (Batinga Roxa, Ubaia Roxa e Ingá Macarrão). Diante do fato, teve início uma verdadeira corrida contra o tempo para evitar o desaparecimento das árvores.

De acordo com o Fernando Pereira, o plantio das mudas está sendo feito gradualmente após a escolha das áreas adequadas para o crescimento de cada espécie. Atualmente, o viveiro do Parque das Dunas conta com mudas de pau-brasil, ipê-amarelo, guajiru, juazeiro, amescla de cheiro, jucá, guabiraba de pau, pau-ferro, ubaia e peroba.

Parque das Dunas

O Parque das Dunas foi escolhido como beneficiário do projeto por ser uma área extremamente importante para a Biosfera, em especial, para o Rio Grande do Norte. Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977, o Parque representa a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado do Rio Grande do Norte.

Contemplando uma área de 1.172 hectares de mata nativa integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, a unidade exerce um papel fundamental para a qualidade de vida da população natalense.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: