jump to navigation

Campanha 2012 de Educação Ambiental e Divulgação da Balneabilidade das praias do RN 09/01/2012

Posted by Afauna Natal in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Idema.

O monitoramento das condições de balneabilidade das principais praias do Rio Grande do Norte vem sendo desenvolvido desde 2001, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – IDEMA, como parte do Programa Água Azul. É também uma das ações de gestão da orla marítima do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. A coleta e a análise semanal de amostras de água das praias nos pontos selecionados são realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN, mediante Convênio de Cooperação Técnica com o IDEMA.

O Governo do Estado, através do IDEMA e do IFRN estará realizando nos meses de janeiro e fevereiro, sempre das 9 às 15h, mais uma campanha de Educação Ambiental e de divulgação do Projeto de Balneabilidade, abordando temas como a qualidade das águas das principais praias do litoral Potiguar e a importância desse monitoramento.

A Campanha é desenvolvida sob a Coordenação Geral do Professor de Gestão Ambiental do IFRN, Msc. Leonardo Pivotto Nicodemo e visitará 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas datas as equipes do projeto estarão disponíveis para tirarem as dúvidas da população relativas à importância do acompanhamento dos resultados das análises laboratoriais para a saúde dos banhistas. Esses resultados são divulgados nos sites do IDEMA e do IFRN, em jornais de Natal e em placas sinalizadoras afixadas nas praias pesquisadas. Serão dadas explicações sobre os procedimentos realizados para análise e como o banhista poderá contribuir para a manutenção da qualidade ambiental do nosso litoral.

As abordagens da campanha serão realizadas tanto nas bases do projeto quanto nas tendas implantada na praia, onde além das informações sobre a balneabilidade os banhistas poderão participar de uma pesquisa de percepção ambiental que irá gerar trabalhos acadêmicos, envolvendo os alunos no ensino, na extensão e na pesquisa. Contribuirá também para a identificação por parte do IDEMA, os resultados do alcance do projeto junto à população dos municípios costeiros estudados.

Além da informação aos adultos, as crianças também receberão uma atenção especial através das atividades lúdicas desenvolvidas a beira-mar.

O IDEMA e o IFRN têm a expectativa de ao longo destes finais de semana apresentar este trabalho para uma população aproximada de 10.000 banhistas, obtendo assim êxito em mais um ano de trabalhos prestados com dedicação à população local e aos visitantes das belas praias do litoral Potiguar.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: