jump to navigation

Natal/RN – Plano de Resíduos propõe mudanças na coleta de lixo 13/01/2012

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Tribuna do Norte.

Entre os 19 pontos apresentados entre diagnóstico e prognóstico para a destinação dos resíduos sólidos gerados no município do Natal, estão a logística reversa para lixo eletrônico e coleta especial para geradores de resíduos sólidos com volume acima de 150 litros. Essas ações fazem parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Natal. A audiência pública ocorreu durante o dia de ontem, no auditório da Funcarte e na sala de reunião do Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo – área de lazer do Panatis, à tarde.

Aldair Dantas
O catador Técio José estava ontem na Praia do Meio recolhendo do lixo o que podia render algum recurso
O catador Técio José estava ontem na Praia do Meio recolhendo do lixo o que podia render algum recurso

De acordo com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, O objetivo da audiência pública é ampliar a participação da discussão sobre o Plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos. Após as discussões desta quinta-feira, as sugestões e alterações serão acrescidas à proposta global do Plano, que então irá para consulta pública no site da Prefeitura.

João Bastos, diretor presidente da Urbana, informou que o diagnóstico foi levantado e agora está sendo trazido para discussão. “Precisamos identificar e saber a real responsabilidade do município e identificar os grandes geradores. É importante deixar claro o que será responsabilidade da Urbana e do gerador sobre coleta e destino do lixo produzido pela população”, disse.

A elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, faz parte da exigência da Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos, para que a prefeitura possa fazer a licitação da limpeza pública. Outra parte do  projeto, que é o Plano de Coleta Domiciliar foi apresentado em dezembro e está sob consulta pública.

Segundo Severino Júnior, presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Natal, o novo plano foi bem elaborado e prevê a expansão do trabalho das duas cooperativas contratadas pela Urbana. “Com esse novo passo, dá para perceber que o projeto municipal de Natal foi muito bem elaborado”, explicou.

Ao andar pelas ruas da capital, a população esbarra com entulhos em muitas esquinas. Ontem, na praia do Meio, catadores aproveitavam para retirar o que poderia ainda render algum lucro. Técio José, catador, aproveitava para retirar o lixo das portas dos moradores e depositar na caçamba. Segundo ele, dava para ganhar um dinheiro com a ação.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel – Max Fonseca, a solução sugerida para que o gerador de resíduos de volume superior a 150 litros pague pela coleta, terá que ser bem discutida. Segundo ele, os proprietários dos 70 bares e restaurantes de Natal, que são filiados à Abrasel, se preocupam com o destino correto do lixo produzido pelos estabelecimentos. “Inclusive esses estabelecimentos são pontos de coleta de óleo de cozinha”, explicou.

São produzidos diariamente na capital 686 toneladas de lixo oriundos de construção e poda e 626 toneladas somente de lixo domiciliar. O plano ficará até o dia 14 de janeiro disponível para visualização e conhecimento da população. Trinta dias após a audiência o processo será encaminhado para a Câmara Municipal. Depois de sancionado será executado.

Anúncios

Comentários»

1. lixoeletronicoemnatal - 17/12/2015

http://lixoeletronicoemnatal.com.br/
Coleta de Lixo Eletrônico em Natal/RN


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: