jump to navigation

Central dos carros fumacê foi interditada pela SEMURB 19/01/2012

Posted by Afauna Natal in Fiscalização Ambiental, Meio Ambiente Urbano, Semurb.
trackback

Fonte: No Minuto.com.

O local foi fechado porque os produtos tóxicos que compõe o inseticida podem causar contaminação em ambientes próximos ao antigo prédio.

Por Lara Paiva

A central onde ficam os carros fumacê, conhecida como Base UBV (Ultra Baixo Volume), foi interditada pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e não se sabe quando vai acontecer a reabertura do local, já que ele vai ter que ser descolado para outro ambiente.

Os carros fumacê são usados para lançar inseticidas nas ruas com intuito de impedir a proliferação do Aedes (Stegomyia) aegypti, o mosquito da dengue.

A Semurb fechou local porque os produtos tóxicos que compõe o inseticida podem causar contaminação em ambientes próximos ao antigo prédio que é perto de hospital, residências e de uma estação de tratamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), além de não haver uma estação de tratamento para os produtos químicos utilizados.

Um dos larvicidas que compõe o produto para o carro fumacê, ao ser manuseado pelo ser humano, em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais tais como náuseas, vômitos, diarréia, salivação, sudorese e ente outros.

Ainda não foi decidido onde será o novo prédio. Iraci dos Santos, subcoordenadora estadual de vigilância ambiental, disse que não descarta a ideia de transferir a Base UBV para as cidades da região metropolitana de Natal ou interior do estado.  De acordo com a Irani, eles já entraram em contato com a cidade de Parnamirim, mas o seu pedido foi negado. Enquanto isso, a vigilância ambiental junto com os outros órgãos públicos se reúnem para tentar decidir aonde vai ficar o novo prédio, que deve ser distante de aglomerações, hospitais e estabelecimentos para não ocorrer o risco de contaminação.

A subcoordenadora disse que os carros estão ainda estacionados na antiga sede, com boas condições e que só serão retirados quando achar um novo prédio. Sobre os produtos tóxicos, eles ainda estão armazenados na Base UBV e que não estão sendo manuseados. Assim, evitando o aumento de contaminação. Não vai atrapalhar a campanha contra dengue Iraci dos Santos ressalta que mesmo com a interdição das centrais, isso não vai atrapalhar o andamento das campanhas do combate a dengue. Porque os carros são utilizados somente quando há casos de epidemias de dengue na cidade.

“Em vez disso, a gente leva agentes de saúde nas casas para orientar os moradores sobre o perigo da doença e quando acontecer uma epidemia na cidade, em último caso, nós utilizamos o carro fumacê”, disse.

Os casos de dengue só aumentam em período de chuvas em Natal, durante os meses de março a junho.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: