jump to navigation

Itaupu – Operação põe abaixo sete quiosques na orla de Itaipu, na Região Oceânica 20/01/2012

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: O Fluminense.

Ação foi liderada pela Secretaria de Segurança e Controle Urbano. Diversas Irregularidades foram encontradas como baratas e ratos no interior dos estabelecimentos

Sete dos 13 quiosques na orla da Praia de Itaipu, na Região Oceânica, foram demolidos na manhã de quarta-feira. A ação faz parte da Operação Choque de Ordem, da Secretaria municipal de Segurança e Controle Urbano em parceria com a Fiscalização Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Controle de Zoonoses e Guarda Municipal.

De acordo com o secretário de Segurança e Controle Urbano, Ruy França, os empreendimentos irregulares promovem riscos à saúde dos frequentadores da praia.

“Nós tivemos como meta retirar quiosques e comerciantes estabelecidos de forma irregular, que de alguma maneira colocam em risco a saúde da população”, afirmou o secretário.

Logo na chegada dos agentes foi possível constatar a presença de baratas e ratos no interior dos quiosques.

Embora a retirada tenha sido pacífica, alguns donos de quiosques viram com tristeza a remoção dos estabelecimentos.

No entanto, França informou que a operação pretende retomar o ordenamento natural da praia, além de contribuir para a revitalização da restinga e da mata atlântica, e para a legalização dos comerciantes perante os órgãos públicos.

O secretário regional de Itaipu, Elmo Jasbick, lembrou o surgimento do Choque de Ordem na região, e ressaltou a importância de ações conjuntas.

“A Operação Choque de Ordem começou há aproximadamente um ano e meio, eu fui várias vezes indagado pela associação de moradores, pelos comerciantes e também pela Colônia de pescadores sobre a desordem na área da praia de Itaipu. Na época, quando nós viemos fazer a primeira incursão aqui, verificamos que haviam muitos barcos espalhados, com água parada, muito lixo e flanelinhas. Fizemos um relatório e descobrimos que esse excesso de problemas era em razão das associações não estarem coesas numa ação. Atualmente, a cada dia que passa, a interação dos órgãos está aumentando e agora com a participação do secretário Ruy França, a operação se aperfeiçoou, e nós somos muito gratos por isso”, comentou.

No local foram apreendidos nove veículos, eletrodomésticos e mercadorias. Dois flanelinhas foram detidos. Comerciantes portadores de liminar tiveram seus imóveis fiscalizados e interditados pela Vigilância Sanitária.

Focos de dengue foram encontrados em barcos pertencentes à Colônia de Pescadores, que foi notificada. Em dezembro, a direção da colônia havia se prontificado em comunicar os pescadores e a retirar os barcos.

Outros estabelecimentos já foram fechados

O último Choque de Ordem realizado em Itaipu aconteceu em dezembro do ano passado. A operação demoliu quatro trêileres irregulares, multou três comerciantes, removeu ligações clandestinas de luz e quatro barcos, além de ter rebocado cinco carros.

Na última ação, o secretário Ruy França ressaltou que as operações eram resultado da participação do Ministério Público e da população.

Outra intervenção que vale ser ressaltada aconteceu no início deste mês, quando dois quiosques que apresentavam condições precárias de higiene foram interditados na Boa Viagem.

A ideia, segundo França, é banir da cidade estabelecimentos que apresentem condições precárias de salubridade para os clientes e demais irregularidades.

O secretário da regional de Itaipu, Elmo Jasbick, revelou que outras operações serão realizadas no bairro até que todos os quiosques estejam funcionando dentro das normas estabelecidas pela prefeitura.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: