jump to navigation

IDEMA leva educação ambiental às praias potiguares 23/01/2012

Posted by Afauna Natal in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Idema.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA segue desenvolvendo atividades de educação ambiental nas praias potiguares. Nesta sexta-feira, 20, o projeto ECOTV Alternativa Verão chega ao município litorâneo de Rio do Fogo. A iniciativa consiste na exibição em praça pública, das 18 às 22 horas, de vídeos educativos com dicas sobre como evitar a poluição nas praias, proteger os ecossistemas e as unidades de conservação, clipes musicais, filmes, entre outros vídeos com temática ambiental – levando conscientização e entretenimento à população local e aos veranistas.

Neste final de semana, 21 e 22, o projeto irá atender as praias de Touros e Pititinga, respectivamente, no litoral norte do Estado. O Alternativa Verão teve início no último dia 13 e já percorreu as praias de Santa Rita, Redinha, Pitangui, Genipabu, Muriú, Barra de Maxaranguape e Maracajaú. O ECOTV segue até o dia 05 de fevereiro

Balneabilidade

As praias de Ponta Negra, Praia do Forte, Redinha, Cotovelo e Pirangi do Norte recebem neste final de semana, 21 e 22 (sábado e domingo), das 9h às 15h, a campanha de Educação Ambiental e de divulgação do Projeto de Balneabilidade, abordando temas como a qualidade das águas das principais praias do litoral Potiguar e a importância desse monitoramento. A campanha é realizada pelo IDEMA em parceria com o IFRN. O IDEMA e o IFRN têm a expectativa de ao longo do veraneio apresentar este trabalho para uma população aproximada de 10.000 banhistas.

Ao todo estão sendo visitadas 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas datas as equipes do projeto estarão disponíveis para tirarem as dúvidas da população relativas à importância do acompanhamento dos resultados das análises laboratoriais para a saúde dos banhistas. Esses resultados são divulgados nos sites do IDEMA e do IFRN, em jornais de Natal e em placas sinalizadoras afixadas nas praias pesquisadas. Serão dadas explicações sobre os procedimentos realizados para análise e como o banhista poderá contribuir para a manutenção da qualidade ambiental do nosso litoral.

O monitoramento das condições de balneabilidade das principais praias do Rio Grande do Norte vem sendo desenvolvido desde 2001, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – IDEMA, como parte do Programa Água Azul. É também uma das ações de gestão da orla marítima do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. A coleta e a análise semanal de amostras de água das praias nos pontos selecionados são realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN, mediante Convênio de Cooperação Técnica com o IDEMA.

No último final de semana, 14 e 15, o projeto esteve presente nas praias urbanas de Ponta Negra, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Redinha.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: