jump to navigation

Salvador/BA – Homens da periferia foram os maiores poluidores sonoros em 2011, diz Sucom 24/01/2012

Posted by Afauna Natal in Fiscalização Ambiental, Meio Ambiente Urbano, Poluição Sonora.
trackback

Fonte: Correio.

A pesquisa foi feita pela Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) do órgão

Da Redação

Uma pesquisa desenvolvida pela Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) mostrou que os homens com idade entre 26 e 35 anos, moradores dos bairros de São Caetano, Pernambués, Liberdade, Paripe e Plataforma, foram os maiores poluidores sonoros de Salvador no ano de 2011. De acordo com o órgão, somente estes cinco bairros representaram 47% das ocorrências de toda a capital baiana.

Na lista da poluição, os homens, com idade entre 36 e 45 anos, moradores de Paripe, Plataforma, Uruguai e Fazenda Grande do Retiro, ocupam a segunda posição no ranking com 24% do total.  Na terceira colocação, os jovens, com idade de 18 a 25 anos, de São Caetano, Uruguai, Cosme de Farias e Ribeira respondem por 15% das ocorrências. Encerrando o quadro, estão os homens de 46 anos moradores das regiões de Paripe, Uruguai, Itapuã, Cajazeiras, Curuzu e Plataforma, representando 14% do número de infratores.

Ao longo do ano, foram contabilizados 688 autos de infração, mas o levantamento trabalhou apenas com a amostragem aleatória de 210 poluidores. Na análise, foi constatado também que a maioria dos aparelhos eletroacústicos foram de 89 decibéis. Todos infringiram a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora que estabelece os limites para utilização de som são de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis entre 22h e 7h.

Mesmo com o predomínio dos homens, as mulheres também apareceram na lista. Cerca de 11% delas desrespeitaram a “lei do silêncio” em 2011. Comparando com o ano passado, o número apresentou aumento de 1% no índice. Na pesquisa de 2010, os moradores de Pernambués, Brotas, Cosme de Farias, Pituba, Barra e São Caetano foram os vencedores da poluição sonora, com emissão média de 83 decibéis.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: