São José/SC – Conscientizar e fiscalizar são a solução para reduzir poluição sonora em São José 24/01/2012
Posted by Afauna Natal in Fiscalização Ambiental, Meio Ambiente Urbano, Poluição Sonora.trackback
Fonte: ND On Line.
Terceira reunião para discutir o assunto está agendada para dia 25 de outubro.
Mariella Caldas @Mariella_ND São José |
A indignação dos moradores próximos dos bares e casas noturnas no Kobrasol, em São José, chegou ao Ministério Público Estadual e motivou a mobilização da sociedade. Duas reuniões foram realizadas no último mês com a participação de associações de moradores, proprietários dos estabelecimentos e a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito. A conclusão para se encontrar uma solução do problema é conscientizar e fiscalizar.
No próximo dia 25 de outubro, a terceira reunião está agendada para tratar novamente o assunto. Desta vez, o encontro será na Delegacia da Mulher e de proteção à criança, ao adolescente e ao idoso. A partir das 18h, as propostas dos envolvidos serão apresentadas a discutidas.
A sugestão da delegada Sandra Mara Pereira é realizar um cronograma de ações educativas, fiscalizações e rondas. O secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Sanderson de Jesus, ressalta que é essencial a colaboração de todos. “A ideia é unir o lazer e o respeito ao silêncio. Vamos monitorar os ruídos e barulhos e verificar ainda, através da Polícia Civil, os alvarás e horários de funcionamento”, explica.
O barulho causado pelas casas noturnas Bodeguita Show e Skala, por exemplo, incomoda os moradores da rua Jornalista Bento Silvério. Depois de receber muitas reclamações destes e de outros estabelecimentos, a Amakobrasol (Associação dos Moradores do Kobrasol) organizou as reuniões para tentar amenizar a situação.
Em 2008, o Ministério Público recebeu uma denúncia de poluição ambiental sonora no bairro Kobrasol e, desde então, a promotoria de Justiça da Curadoria do Meio Ambiente analisa a situação. O inquérito deve ser finalizado nos próximos dias.
Comentários»
No comments yet — be the first.