jump to navigation

Natal/RN – Parque da Cidade recebe plantio de mudas por compensação ambiental 30/01/2012

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano, Semurb.
trackback

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEMURB.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro, o plantio de 40 mudas de espécies nativas. A iniciativa é do Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química (CONEEQ), e contou com o apoio da Prefeitura do Natal por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que cedeu a área para abrigar as árvores.

O plantio simbólico foi realizado pelos alunos de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com estudante Diogo Maciel, coordenador do CONEEQ, a ação é referente à neutralização das emissões de carbono durante o Congresso, que está ocorrendo esta semana.

“O carbono lançado pelos veículos como o ônibus e o avião, utilizados no congresso para o transporte dos congressistas, e o translado dos palestrantes é neutralizado através do plantio compensatório”, explica Maciel.

Para José Petronilo, Diretor do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, o plantio das mudas e a parceria realizada entre a Prefeitura e empresas tanto publicas quanto privadas, reforça a importância de se preservar a Unidade de Conservação e suas características ambiental e paisagística.

Além do espaço, a Semurb também cedeu funcionários do Setor de Manejo do Parque, que orientaram quais os melhores locais para realizar os plantios.

“A ação é apenas o pontapé inicial para o cálculo das emissões, que será realizado posteriormente por meio de um inventário e da quantidade de árvores necessárias”, informou o diretor executivo da SDS Soluções, Ítalo Andrade, empresa especializada em consultoria empresarial e gestão ambiental, que esta coordenando o plantio a pedido do CONEEQ.

Ainda segundo ele, serão plantadas mais 3 mil mudas de espécies nativas no Parque da Cidade. “O Parque possui muitas clareiras e áreas abertas, ideais para o reflorestamento, até setembro estaremos realizando o plantio definitivo de todas as mudas”, acrescenta o diretor executivo.

Após o plantio definitivo, o evento receberá o selo Carbon Free, reconhecido mundialmente, que atesta a neutralização da pegada de carbono do evento. Essa será a primeira edição do congresso a ter a neutralização, e um dos primeiros do país a receber o selo. As espécies utilizadas nos plantios são de Pau-Brasil, Aroeira, Ipê Amarelo e Roxo, Genipapo, Embaúba e Mororó.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: