jump to navigation

Natal/RN – Obras de recuperação do calçadão da Praia de Ponta Negra devem ficar prontas em 90 dias 24/02/2012

Posted by Afauna Natal in Meio Ambiente Urbano, SEMSUR, Semurb.
trackback

Fonte: No Minuto.com.

A reforma será iniciada na próxima segunda-feira (27) quando serão estabilizados os trechos que não foram atingidos pelo avanço do mar.

Por Gerlane Lima

FD/Nominuto

Obras no calçadão de Ponta Negra.

As obras do calçadão de Ponta Negra devem ficar prontas dentro de 90 dias. A data foi anunciada no final da tarde desta quarta-feira (22) durante uma visita técnica coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) ao local.

A reforma será iniciada na próxima segunda-feira (27) quando serão estabilizados os trechos que não foram atingidos pelo avanço do mar, oferecendo resistência aos pontos intactos. Sem esta estabilização os lados vizinhos podem vir a cair também. A medida de contenção se dará com muros de arrimo.

Ainda de acordo com o levantamento técnico, com a tendência atual da maré de levar material para o mar, a força das águas faz uma espécie de escavação no calçadão que foi construído há mais de 10 anos com uma fundação rasa. Para evitar que o problema se repita, a medida a ser adotada é a edificação de uma fundação de um metro e meio de profundidade, solidificando a base do calçadão.

A visita, idealizada pelo secretário Luís Antônio, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) reuniu técnicos das secretarias de Obras Públicas (Semopi) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e professores dos cursos de Geografia e Geologia da UFRN. O objetivo foi observar o comportamento da maré alta como a desta tarde, que atingiu o nível de dois metros e 40 de altura.

Na próxima semana está marcada uma nova reunião com a presença de todos para definição de um projeto que solucione de vez o problema da destruição do calçadão. “Estamos onde não deveríamos estar, no espaço do oceano”, disse o professor de Geografia, Elias Nunes. De acordo com Luís Antônio, a construção da contenção é a única saída, no momento, para evitar que a próxima maré alta prejudique o passeio público, mas os estudos vão continuar. “Queremos solucionar o problema em definitivo”, disse ele.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: