jump to navigation

Regulamento da Fórmula Afauna de Kart 2011

DA ORGANIZAÇÃO
Diretoria do Campeonato

Art. 1º – Com o objetivo de proporcionar melhorias contínuas à competição, organizar e decidir sobre os casos omissos ao regulamento, fica criada a Diretoria do Campeonato, que deverá ser composta por 3 associados da AFAUNA, por votação dos pilotos, até 5 dias antes da primeira corrida.

§ 1º ­ – A Diretoria do Campeonato tem soberania e autonomia para tomar decisões ou mesmo responder pela competição.

§ 2º – A Diretoria se reunirá sempre que necessário, e/ou quando convocado por algum piloto, para fazer os devidos ajustes em situações polêmicas ou imprevistas no regulamento.

§ 3º – As decisões serão tomadas por maioria simples, podendo ser ouvida a opinião dos pilotos, por decisão da Diretoria ou por pedido de algum competidor.

§ 4ª – Todas as decisões devem ser imparciais, ou seja, acima dos interesses individuais sobre o campeonato.

§ 5º – Caso algum diretor esteja envolvido com o incidente em questão, A Diretoria não conhecerá o seu voto.

§ 6º – Havendo empates no voto da Diretoria, os questionamentos devem ser resolvidos através do voto direto dos competidores, por e-mail.

§ 7º – A partir do pedido de voto por parte da Diretoria, o competidor tem até 48 horas manifesta-se.

§ 8º – A diretoria indicará no pedido de voto a data e o horário limite para o recebimento dos votos.

Art. 2º – A inscrição do campeonato se dará com o pagamento da taxa de inscrição e assinatura do regulamento.

§ 1º – A Copa AFAUNA de Kart 2011 – Grupo A, possui 12 vagas a serem preenchidas até 5 dias antes do início da competição, prevista para o dia 28/02/2011.

Art. 3º – Inscrição – Estão pré-inscritos neste campeonato, todos os pilotos que participaram do Campeonato AFAUNA de Kart 2010, a prioridade na inscrição será dada na ordem da classificação do piloto no Campeonato AFAUNA de Kart 2010, os pré-inscritos deverão realizar a sua inscrição até 10 dias antes do início do campeonato, sob pena de perder a sua vaga para os demais interessados em participar da Copa AFAUNA de Kart 2011, estes terão prioridade conforme a data da inscrição.

§ 1º – A taxa inscrição dará direito a participação nas 5 etapas da Copa AFAUNA de Kart 2011 e demais benefícios conseguidos pela diretoria do campeonato. A taxa será formada pela contribuição para a premiação das etapas e o pagamento do aluguel dos karts ao Kartodromo de Natal. O valor será de cada inscrição será de R$ 260,00 (Duzentos e sessenta reais), que poderá ser divido em 5 parcelas de R$ 52,00 (Cinquenta e dois reais), cada parcela deverá ser paga até o último dia útil de cada mês. O atraso no pagamento das parcelas implicará na suspensão do direito do piloto a participar das etapas e de voto.

Art. 4º – Do kart – Os karts serão sorteados 10 minutos antes do início da prova, pelo menos metade dos pilotos deverá estar presente no momento do sorteio, o número sorteado corresponde a posição em que o kart foi estacionado na pista pelos funcionários do kartódromo

§ 1º – A troca de kart só será permitida em caso de quebra, comprovada pelos mecânicos do kartódromo, sob pena de desclassificação da etapa.

§ 2º – É proibido ao piloto fazer qualquer tipo de regulagem ou melhoria para implementar a performance do kart, sob pena de desclassificação do campeonato.

Art. 5º – Indisciplinas – A Direção do Kartódromo de Natal tem total autonomia e é soberana para punir, em casos de batidas propositais e acintosas, ultrapassagem por áreas de escape, grama, ou partes do circuito que levem vantagem, bem como toques ou atitudes que prejudiquem outro piloto, a direção aplicará as punições que achar necessárias.

§ 1º – O piloto que receber duas punições na mesma corrida perderá 5 pontos no campeonato, a cada punição extra dobra a penalidade, o piloto que for desclassificado de duas provas será desclassificado do campeonato, as punições são cumulativas.

DOS PILOTOS

Art. 6º – Indumentária – Será obrigatório o uso dos equipamentos de segurança solicitados pela direção do kartódromo de Natal.

§ 1º – Será obrigatório o uso da numeração do piloto fixado na parte posterior do capacete.

Art. 7º – Posturas – O piloto que realizar a inscrição na Copa AFAUNA de Kart 2011 – Grupo A e não comparecer a corrida, continua com a obrigatoriedade de pagar todas as parcelas referentes à sua inscrição.

§ 1º – Os casos de abandono do campeonato por motivo de doença, ou impossibilidade de participação, deverão ser avisados com pelo menos 30 dias de antecedência e serem comprovados junto à diretoria e aprovados por votação, com maioria simples, por pilotos e diretoria, podendo assim o piloto ser substituído, a escolha do novo piloto segue os mesmos critérios de preferência do Art. 3º.

DAS CORRIDAS

Art. 8º – As corridas serão marcadas com antecedência e divulgadas no site da AFAUNA.

§ 1º – A Organização do campeonato deve apresentar o calendário das corridas até o dia 27/02/2011.

§ 2º – Salvo em caso de impossibilidade climática ou de disponibilidade do Kartódromo, essas datas só podem ser alteradas com pelo menos 15 dias de antecedência e por meio de votação e maioria absoluta dos pilotos, a votação poderá ser feita por e-mail com prazo de 3 dias para resposta, contará como abstenção caso o piloto não responda o e-mail em tempo hábil.

§ 3º – Os pilotos deverão chegar ao local da prova com antecedência mínima de 20 minutos, para organização da largada, numeração dos capacetes e sorteio dos karts. 

§ 4º – Os que chegarem após a realização destas etapas e atrasarem o início da prova, largarão na posição nas últimas posições por ordem de chegada no kartódromo. Todos os pilotos que chegarem no horário adequado ganharão as posições dos pilotos atrasados.

§ 5º – As corridas obedecerão ao horário oficial de Natal.

§ 6º – É proibido ao piloto fazer manobras em que o façam levar vantagem na largada, fazer corridas em baterias anteriores ou no mesmo dia da corrida, sob pena de desclassificação da etapa.

Art. 9 – O 1º Grid de largada será formado pela ordem inversa da classificação do Campeonato Afauna de Kart 2010.

§ 1º – As vacância nas 12 vagas do Grupo A serão preenchidas por competidores do Grupo B, inscritos a tempo, ou por competidores que não tenham participado do campeonato 2010, inscritos a tempo, e posicionados no grid logo após os pré-classificados e conforme a ordem de inscrição.

§ 2º – Os demais grids da competição serão formados pela ordem inversa da classificação em cada corrida da Copa Afauna de Kart 2011 – Grupo A.

§ 3º – Não haverá tempo de classificação.

§ 4 – O piloto deverá ocupar sua posição no grid de largada sem atrasar o início da prova, nem ocupar o lugar errado.   

§ 5º – O piloto que causar confusão no grid, ou atraso na largada, ou largar na posição errada, será punido pela Diretoria do Campeonato.

DO CAMPEONATO

Art. 10 – Haverá pontuação por pilotos e por equipes.

§ 1º – As equipes serão formadas por dois pilotos, conforme acerto pessoal entre os competidores, e perdurará durante toda a competição, salvo em caso de substituição do piloto.  Não haverá permuta dos pilotos nas equipes em um mesmo campeonato.

§ 2º – A pontuação das equipes será pela somatória dos pontos dos dois pilotos.

§ 4º – Os 4 pilotos com menor número de pontos ao final da Copa Afauna de Kart 2011 – Grupo A, passarão a disputar a Taça Aafuna de Kart 2011- Grupo B, bem como os 4 primeiros colocados Copa Afauna de Kart 2011 – Grupo B, estarão pré-classificados para a Taça Afauna de Kart 2011 – Grupo A, que deverá ser realizada no segundo semestre de 2011.

§ 5º – Será campeão individual o piloto que somar mais pontos na competição. Será campeã a equipe que somar mais pontos ao longo do campeonato. 

§ 6º – A pontuação seguirá a tabela abaixo:

1 º Colocado na Corrida 25 pontos
2 º Colocado na Corrida 21 pontos
3 º Colocado na Corrida 18 pontos
4 º Colocado na Corrida 16 pontos
5 º Colocado na Corrida 14 pontos
6 º Colocado na Corrida 12 pontos
7 º Colocado na Corrida 10 pontos
8 º Colocado na Corrida 8 pontos
9 º Colocado na Corrida 6 pontos
10 º Colocado na Corrida 4 pontos
11 º Colocado na Corrida 2 pontos
12 º Colocado na Corrida 1 pontos

 

7º – Os critérios de desempate caso ocorram pilotos com o mesmo número pontos, serão avaliados na ordem abaixo, item a item, somente seguindo-se para o próximo item se persistir o empate:

1º – Número de vitórias 8º – Número de oitavos lugares
2º – Número de segundos lugares 9º – Número de nonos lugares
3º – Número de terceiros lugares 10º – Número de décimos lugares
4º – Número de quartos lugares 11º – Número de décimos primeiros lugares
5º – Número de quintos lugares 12º – Número de décimos segundos lugares
6º – Número de sextos lugares 13º – Melhor volta na última corrida
7º – Número de sétimos lugares 14º – Sorteio

 

Art. 11 – O piloto vencedor e a equipe com mais pontos de cada etapa, receberá uma premiação simbólica.

§ 1º – O piloto campeão e equipe campeã da Copa Afauna de Kart 2011, receberão, cada um, um troféu alusivo a competição.

Art. 12 – Este regulamento vale a partir de 18 de fevereiro de 2011, ficando revogadas quaisquer disposições contrárias.

Art. 13 – Os regulamentos podem ser alterados para corrigir distorções, desde que aprovada pela maioria absoluta dos Competidores, a pedido da Direção ou de mais de 2 pilotos.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: