jump to navigation

Aves são apreendidas em feira livre do conjunto Santa Catarina 21/09/2011

Posted by Afauna Natal in GAAM - Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: ASSCOMGMN.

Mais de 40 gaiolas e viajantes foram apreendidos e destruídos.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou no último final de semana uma operação de combate a venda de animais silvestres em feiras livres da capital. A ação foi iniciada no conjunto Santa Catarina, zona Norte da cidade, onde foram apreendidos 42 pássaros da fauna nativa, 27 viajantes (espécie de pequena gaiola utilizada no transporte das aves) e 17 gaiolas.

Onze agentes se deslocaram em três viaturas de patrulhamento, onde foi efetivado um cerco em pontos estratégicos da feira. Uma equipe entrou a pé no local, onde havia informações da prática do comércio ilegal de animais silvestres. “Na hora que chegamos os vendedores se dispersaram não sendo possível a identificação dos mesmos. É necessário que haja um serviço de inteligência descaracterizado, visto que eles contam com olheiros que observam a chegada de qualquer tipo de fiscalização”, alertou o GM Eugênio.

Aves estavam acondicionadas em pequenos espaço exposto ao sol.

 As 42 aves apreendidas foram levadas e entregues sob a responsabilidade da equipe técnica do Aquário Natal e todo o material utilizado para o transporte e acondicionamento dos pássaros foram retirados do local e posteriormente inutilizados. “Não entregamos os pássaros ao setor competente do IBAMA, como é o procedimento padrão, por o mesmo ainda não ter voltado à normalidade quanto ao recebimento de espécimes apreendidas”, alegou o guarda municipal Eugênio.

 Três viaturas foram utilizadas na operação.

A GMN deve continuar nos próximos finais de semana com esse tipo de intervenção nas feiras livres da capital, objetivando inibir delitos referentes ao meio ambiente. O Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da instituição vem sendo o responsável pela prevenção e combate a crimes ambientais no município. Durante a operação participaram ainda agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Grupamento de Ação Tática (GAT).

Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: