Perigo de queda de árvores – Velocidade dos ventos será três vezes maior em agosto 27/07/2011
Posted by Fiscal Ambiental in Fiscalização de Serviços Urbanos - FSU, Meio Ambiente Urbano.trackback
Fonte: Tribuna do Norte.
Durante essa semana, houve queda no fornecimento de energia em alguns pontos da cidade. Como decorrência, semáforos ficaram sem funcionar e o trânsito ficou complicado. Segundo a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), as ocorrências dessa semana podem ter ligação direta com os ventos. As ocorrências mais frequentes provocadas pela ação dos ventos são, segundo a Cosern, são: tombamento de árvores, galhos que se soltam e telhados de alumínios ou placas que atingem a rede elétrica, danificando-a, e, até mesmo, brincadeiras com pipas, já que os ventos fortes dificultam o controle da movimentação do brinquedo, podendo atingir a rede elétrica mais facilmente, provocar um curto-circuito, ocasionando interrupções no fornecimento e, principalmente, risco de choque elétrico.
A força dos ventos preocupa a população, especialmente aqueles que moram próximo a árvores ou têm algumas delas plantadas em casa. De acordo com o Sargento Marcelo, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), a central de atendimentos da instituição já recebeu várias chamadas de pessoas pedindo que sejam feitas podas nas árvores. “Não podemos atender todo mundo. Quando chega a solicitação, vamos até ao local para saber se há risco iminente por causa da árvore”, diz. O Sargento lembra que a poda das árvores é de responsabilidade da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur). “Nossa demanda é muito grande. São muitos para serem resolvidos. Fazemos a poda quando é extremamente necessário. Felizmente esse ano não tivemos nenhum caso por causa da força dos ventos”.
No site da Semsur (natal.rn.gov.br/semsur), há disponível um formulário para quem deseja solicitar a poda de árvores. O pedido pode ser feito também por telefone. O departamento de Paisagismo atende pelos números 3232-9028 ou 3232-8671. O prazo dado pela Semsur para realização do trabalho é longo: 30 dias para vistoria da árvore e mais 60 dias para realizar a poda.
Comentários»
No comments yet — be the first.