jump to navigation

Mutirão recolhe toneladas de lixo do rio Potengi 28/08/2011

Posted by Afauna Natal in Idema, Meio Ambiente Urbano.
trackback

Fonte: Tribuna do Norte.

Cerca de 100 pessoas participaram ontem pela manhã do 12º Mutirão de Limpeza do Rio Potengi. A ação coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema RN), contou com a participação de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, soldados do Exército e muitos voluntários. Divididos em grupos, eles partiram do cais do Iate Clube em dois catamarãs: o Chama-Maré, do Idema e o Pirangi do Norte, da Transpetro. Além destes, quatro lanchas do Exército e do Corpo de Bombeiros auxiliaram na segurança e condução do pessoal e no traslado do lixo colhido em cinco diferentes pontos do estuário do Rio Potengi.

aldair dantas
Embarcações levam voluntários a cinco pontos do estuário do rio Pontengi para recolher lixoEmbarcações levam voluntários a cinco pontos do estuário do rio Pontengi para recolher lixo

O coordenador da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), André Pessoa, esperava que fossem recolhidas mais de três toneladas de lixo nas quatro horas de ação. Ele reiterou que é preciso que a população se conscientize da importância do Rio Potengi para todo o estado e não o poluam mais. “O lixo que está aqui no rio Potengi é de responsabilidade nossa e a limpeza não depende só do mutirão. É preciso ter consciência de que a poluição só nos prejudica”, ressaltou.

Na última edição do Mutirão, em maio passado, os voluntários chegaram a retirar de uma das margens do rio a carcaça de um fusca. Somente no primeiro semestre de 2011, foram retiradas cerca de 36 toneladas de lixo pelo Idema e Fundep. Por dia, aproximadamente 200 quilos de material descartado no rio são retirados pelo barco Boomerangue, que conta com o apoio de garis da Urbana para colher os itens. Voluntários de todas as idades participaram da limpeza realizada ontem.

Para o professor Leonado Canário, trocar um sábado ensolarado por uma ação voluntária em favor da natureza é de suma importância. “Eu escolhi contribuir para uma cidade mais limpa, mais justa. Este é o início de uma conscientização que deve ser coletiva. Afinal de contas, o meio ambiente é de todos”, defendeu.

Na Gamboa Jaguaribe, uma espécie de ilha que fica em frente ao Iate Clube, foram encontradas fraldas descartáveis, latas de cerveja, grelha de churrasqueira, sandálias, garrafas de vidro quebradas e muitos sacolas plásticas.

De acordo com André Pessoa, o próximo Mutirão de Limpeza do estuário do rio será em novembro. “Precisamos ainda verificar a tábua de marés para escolhermos a data ideal para a limpeza. Ela deve ser feita na maré mais baixa do mês”, esclareceu. As pessoas que desejarem participar como voluntários, deverão entrar em contato com o Idema para maiores informações.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: